Faz Fortuna Numa Nova Economia - Começa a Aproveitar HOJE MESMO

15 Passos para Iniciar um Negocio

O numero de pessoas empreendedoras que procura novas oportunidades e decide abrir um negocio pela primeira vez é cada vez maior. E para ajudar a aumentar as probabilidades de sucesso aqui fica uma lista de 15 dicas que deve ter em atenção quando iniciar o seu novo negocio.

1. IDENTIFICAÇÃO DO NEGOCIO
No inicio é essencial identificar o seu desejo e a sua vocação, porque é fundamentar trabalhar com satisfação, e não pensar somente em ganhar dinheiro.
"Procurar uma área que realmente goste é um bom começo"
 2. CONHECER BEM A ÁREA DE ATUAÇÃO
Depois de ter definido o segmento, é importante obter o máximo de conhecimentos sobre esse segmento.
  • É preciso observar a concorrência
  • Identificar os hábitos dos consumidores
  • Conhecer as carências do mercado
  • Identificar as oportunidades
  • Identificar as dificuldades
  • Participar em cursos, palestras, etc.
  • Obter o máximo de formação
  • Etc.
3. PLANO DE NEGÓCIOS
Depois de ter recolhido o máximo de dados no passo 2, deve elaborar um plano de negócios o mais claro e detalhado possível.
  • Objectivos
  • Estratégias
  • Aspectos financeiros
  • Administrativos
  • Marketing
4. APOIO DA CONTABILIDADE
O apoio de um bom Técnico Oficial de Contas no momento de abertura do negócio é essencial. Ele vai ajudar a formalizar o negocio em todas as áreas.
Tenho o apoio deste profissional logo desde o inicio, poderá ajudar a tornará mais céleres muitos processos.

5. FORMALIZAÇÃO
A formalização é mais do que uma questão legal, é essencial para o inicio e para o desenvolvimento de uma empresa da melhor forma que todo o processo seja tratado de forma correcta. Neste ponto o apoio do TOC será fundamental.

6. LOCALIZAÇÃO
Antes da aquisição ou arrendamento do imóvel, faça uma pesquisa aprofundada da oferta existente. Não se precipite a escolher, pois a localização é muito importante. 
Tenha muita atenção em verificar se consegue obter todas as licenças e autorizações necessárias para o desenvolvimento da actividade nesse imóvel antes de formalizar a compra ou arrendamento.

7. REGIME DE TRIBUTAÇÃO
Obtenha todas as informações sobre essa área junto das entidades competentes e com o seu TOC, este é um ponto muito importante no futuro do seu negocio.

8. CONTROLES INTERNOS DE GESTÃO
Além de uma contabilidade eficiente deve ter um sistema de gestão interno, essencial para controlar todo o negocio e poder fazer boas analises do mesmo. Um sistema eficação de gestão é essencial para se tomar boas decisões na orientação do negocio.

9. CONTROLE O FLUXO DE CAIXA
Como empresário vai precisar de dar especial atenção ao fluxo de caixa, contabilizando os recursos que serão destinados aos impostos, pagamento de ordenados, reservas, etc. E muito importante entender como funciona o mercado em que está envolvido, para que possa trabalhar com prazos que permitam que o montante das vendas entre em caixa antes do vencimento das compras.
"Nunca envolver dinheiro pessoal no seu negócio"
10. QUALIDADE
De uma forma geral o consumidor é cada vez mais exigente e procura qualidade superior. Por isso tenha muita atenção não só à qualidade dos produtos e serviços mas também do atendimento e de toda a imagem e de todas as partes que tem contacto com o cliente.

11. PROFISSIONALIZAÇÃO
Não importa o tamanho da empresa, a prioridade é a profissionalização do negocio. Além de criar condições para a solidez e crescimento, e essencial por uma questão de competitividade e presença no mercado a longo prazo. É muito importante que tenha um plano de profissionalização inicial mas também a médio e longo prazo.

12. O QUE É O LUCRO
A realização de um orçamento trimestral ou anual constitui uma grande ferramenta para o empresário, pois permite análises e comparações mês a mês, além da adopção de medidas para a gestão de produtos e serviços possa cobrir despesas como taxas, impostos, rendas, consultoria, e outros.

Demonstração Simplificada
Vendas do Mês - Compras do Mês = Lucro Bruto
Lucro Bruto - Despesas Gerais = Lucro Liquido

Dessa forma, o lucro liquido fica disponível para novos investimentos na empresa.

13. INVISTA NA EQUIPA
A equipa de colaboradores pode ser um factor de sucesso ou de fracasso do novo empreendimento. Contrate pessoas que querem crescer e aprender e motive e ofereça formação e treino continuo. Envolva a equipa com os objectivos e missão da empresa.

14. INQUIETAÇÃO
A inquietação motiva o crescimento, esteja MUITO atento às novidades, ao comportamento do mercado e às mudanças de hábitos dos consumidores. Não se acomode, esteja sempre muito atento e em evolução.

15. APRIMORAMENTO
O aprimoramento profissional é um item de ouro para trabalhadores e também para o empreendedor. É importante entender o pontos fracos e aprender, invista em conhecimentos e na gestão. Não se acomode, a evolução tem de ser permanente.

Artigos Relacionados:
QUAL A SUA OPINIÃO? DEIXE O SEU COMENTÁRIO!