Faz Fortuna Numa Nova Economia - Começa a Aproveitar HOJE MESMO

O Segredo dos Novos Negócios Milionários

Um olhar simples para algo muito profundo que tem contribuído para que de nos últimos anos donas de casa ficarem milionárias e grande companhias multinacionais tenham ido à falência.

Sim, é verdade, está a acontecer todos os dias, altos executivos em grandes empresas ficam desempregados de um dia para o outro sem que nada o fizesse prever, e pior, não conseguem voltar a arranjar emprego.
Mas também é verdade o contrário, hoje pode estar desempregado, falido ou até a viver na rua há vários anos de em poucos meses tornar-se milionário.

Então, o que está acontecer?

Comecemos por um facto que todos sabemos ser verdade: como o crescimento da Internet desde o final dos anos 90 mudou o mundo de forma profunda. O mundo é agora muito diferente, e não voltaremos a fazer as coisas como antes. Sobretudo no negócios, e nesse domínio vamos focar-nos em três grandes mudanças:

1. Velocidade de Comunicação
Nunca foi tão fácil e rápido comunicar com o seu mercado. Em apenas alguns minutos, pode escrever um e-mail e fazê-lo chegar à sua lista de clientes e potenciais clientes. Poderão estar a ler essa mensagem em segundos, depois de ter clicado no botão "enviar". Há apenas alguns anos o tempo total que ia desde a ideia original até à criação, à divulgação e ao consumo podia ser medido em dias ou semanas, ou mesmo meses. Agora, pode ser comprimido em minutos.

2. Custo da Comunicação
O custo de fazer um post para os seus seguidores numa rede social é extremamente baixo. As barreiras para entrar no jogo da divulgação foram removidas. Quanto custa publicar algo? Qualquer pessoa pode criar gratuitamente um página no Facebook ou um perfil no Twitter e começar a publicar de modo instantâneo. Há uma ou duas décadas, até as formas mais baratas de divulgação podiam custar-lhe milhares de dólares.

3. Interactividade
Quando os seus seguidores respondem a uma mensagem sua, você obtém todo tipo de dados de rastreio. Isto dá-lhe um feedback quase imediato sobre os efeitos da sua mensagem junto do seu mercado-alvo. Compare isso com o que se passava há uns anos, quando publicar algo era quase como gritar no deserto. Dependendo do terreno e de outras condições, poderia captar um eco ténue bastante tempo depois do seu grito. Ou, talvez ainda mais provavelmente não teria qualquer tipo de feedback.

Talvez nunca tenha pensado nestas mudanças ou talvez as dê por certas. Seja como for, elas têm implicações gigantescas em muitas áreas da experiência humana - da politica ao entretenimento, da medicina às relações inter-pessoais. Mas, aqui, vamos focar-nos no mundo dos negócios. Porque aqueles três factores: 
- Velocidade de comunicação,
- Custo de comunicação e
- Interactividade 
mudaram a forma como os negócios e o marketing funcionavam, criaram um mundo onde os empresários astutos podem obter resultados incrivelmente importantes nos seus negócios.

Esta revolução ainda esta apenas no inicio, os smartphones vieram criar outra onda de desafios e oportunidades:
  • Hoje não precisa de chegar a casa para consultar o e-mail.
  • Hoje não precisa de ligar a um amigo para saber opinião sobre o carro que está a pensar comprar, pode consultar dezenas de opiniões, comparações, testes, etc, no mesmo instante no seu telefone.
  • A informação deixou de ser "detida" por apenas alguns especialistas, uma breve pesquisa e fica a saber o que existe de mais avançado, inovador sobre o que quer que seja.
  • Pode fazer com várias, dezenas, centenas ou até milhares de pessoas em simultâneo.
  • Hoje milhares de pessoas trabalham apenas a criar aplicações para smartphones.
  • Uma das maiores revoluções será criada pelas aplicações.
  • Hoje você pode estar em Vieira do Minho e vender produtos para todo o mundo.
Eis a formula que mudou os negócios:
  • A Internet mudou a forma como é feita a Comunicação
  • A Comunicação mudou a forma como é feito o Marketing
  • O Marketing mudou a forma como são feitas as Vendas
  • As Vendas mudaram as forma como são feitos os Negócios
Poderá estar em maus lençóis se está preso a um negócio do passado, mas poderá estar na melhor posição para usfruir da "tempestade" de oportunidades que vai surgir.