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Como saber se um negócio é viável

Para saber se um negócio tem viabilidade, deve ter em atenção que:

Uma boa ideia, é diferente de uma boa ideia para um negócio!

1ª Verdade
Uma boa ideia não é garantia de sucesso.

2ª Verdade
Uma boa ideia para um negócio não é garantia que vá ter um negocio de sucesso.
  • Para ter uma boa ideia para um negócio precisa de medir o mercado.
  • Uma Boa Ideia é diferente de uma Boa Oportunidade de Negócio.
  • Existem muitas ideias boas que não são boas oportunidades de negócio.


PARA SER UMA BOA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO TEM DE TER:

1. Um valor claro para o cliente - benefícios bem definidos.
2. Tamanho do mercado - quantos potencias clientes.
3. Nível de Lucratividade - quais os lucros e rentabilidades.
4. Diferenciação e Inovação - o que o torna único.
5. Ser Razão de Orgulho para o Empreendedor - é o seu propósito de vida?

Como saber se existe mercado para a sua ideia, ferramentas que podem ajudar:

1. PROCURA & INTERESSE
1º PASSO: Escreva 3 palavras chave sobre o seu negócio.
2º PASSO: Pesquise no Google, Yahoo, Bing e Sapo essas palavras chave.
3º PASSO: Faça uma lista do que vai encontrar
Atenção:
os motores de pesquisa utilizam vários critérios para seleccionar os resultados de pesquisa a apresentar, muitas vezes podem existir boas informações que não estão nos primeiros resultados, veja 30, 40 ou mais resultados.
4º PASSO: Escolha algumas expressões relacionadas com o seu negócio.
5º PASSO: Faça uma pesquisa e registe os resultados.
6º PASSO: Faça a mesma pesquisa mas colocando as expressões entre aspas.

ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE DEVE PESQUISAR
  • Já existe algo igual
  • Já EXISTIU algo igual
  • O que aconteceu nesses casos?

2. TAMANHO DO MERCADO
O Google Analitycs é uma ferramenta do Google que lhe permite saber a quantidade de vezes que uma determinada palavra ou expressão é pesquisada no Google.
O Google é hoje o motor de busca mais usado em todo o mundo, e o numero de pesquisa que são feitas na internet estão directamente relacionadas com o interesse que existe num determinado produto, assunto ou serviço.

Para aceder a esta ferramenta precisa de: 
1º PASSO: fazer login na sua conta www.google.com
2º PASSO: entrar em http://www.google.com/analytics
3º PASSO: clica em: Ferramentas
4º PASSO: clica em: Planeadores de Palavra-Chave
5º PASSO: clicar em: Obter dados e tendências de volume de pesquisa
6º PASSO: Digite a palavra chave que deseja pesquisa

Existem várias funções importantes desta ferramenta, uma das quais é poder segmentar a sua pesquisa por região ou país.

O valor importante a ter em atenção é a: Média de Pesquisas Mensais


3. INTERNACIONAL
As referencias internacionais são cada vez mais importantes, 

A China é líder mundial no fabrico de produtos, se a sua ideia é o lançamento de um novo produto, é importante ter em atenção se já existe algo semelhante sendo fabricado na China. 
Procure em: www.alibaba.com

O numero de negócios em franchising é cada vez maior, nomeadamente nos EUA e Europa:

4. SONDAGEM PROFISSIONAL
Existem várias empresas de sondagem com ás quais pode recorrer para realizar um estudo de mercado mais aprofundado, esta é a lista das empresas de sondagem em Portugal que são credenciadas pela Entidade Regulador da Comunicação:


5. FAÇA A SUA SONDAGEM
Caso não pretenda contratar uma empresa para o efeito, pode começar por fazer você próprio a sua própria sondagem. Mas para ter dados sérios, faça de forma séria e o mais profissional que conseguir.

OffLine
Por exemplo sonde empresa dentro da mesma área e potenciais clientes.
1. Faça uma lista dos potenciais clientes ou empresas do ramo.
2. Faça uma ficha com várias perguntas.
3. Dirija-se a eles e peça-lhes ajuda


Telefone.
Pode fazer o mesmo questionário obtendo o nº de telefone e ligando para eles, aqui além do questionário, vai precisar de elaborar uma bom guião.

Online
Crie um questionário online, pode fazê-lo grátis através do www.google.com/docs usando um formulário para o efeito.

Anuncio Online
Uma forma eficaz de testar o interesse é colocando um anuncio online, para isso existem várias ferramentas que pode usar, uma delas são os anúncios do Google, em www.google.com/adwords


A recolha desta informação vai dar-lhe dados muito importantes para testar a viabilidade da sua ideia de negócio, caso sinta necessidade peça ajuda a um profissional, será um valor muito pequeno comparado com o que pode vir a ganhar ou a poupar.

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